quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CINEMA

                           
Muitos filmes são adaptações de histórias de livros e de histórias em quadrinhos. Vocês já devem ter visto, por exemplo, A volta ao mundo em oitenta dias, com Charlie Chan. Já devem ter assistido também O Homem-Aranha, baseado nas histórias em quadrinhos dessa personagem.
Como o cinema começou: 
O cinema tem história e, até chegar ao formato que hoje conhecemos, percorreu um longo caminho. Seu princípio é dar movimentação a imagens, de forma que se tenha a sensação do movimento da ação de seres e objetos.
Muito antes da invenção da fotografia, mais ou menos três séculos atrás, muitos inventores tentavam dar movimento a desenhos, trabalhando com papel, luz, sombra, lentes, etc., e criando pequenas máquinas e objetos interessantes para dar ilusão de que coisas e pessoas se moviam, como se fosse de verdade.

Veja imagens de personagens marcantes do Cinema:
 

DIA DO TRÂNSITO

  O dia do trânsito é comemorado na data de 25 de setembro.
  Ele foi criado para nos conscientizarmos das mortes que ocorrem diariamente.
  As leis foram criadas para diminuir o número de acidentes em acontecimentos no trânsito.
  Com o aumento de carros e motos, os acidente também estão aumentando as mortes do dia a dia.
  As sinalizações de trânsito são universais, adotando-se a mesma simbologia em todo o mundo, a fim de auxiliar os motoristas em suas viagens.
  A pontuação varia de acordo com o tipo de multa: quanto mais grave for a infração, maior o número de pontos ganhos. Com isso, o motorista que somar 20 pontos terá sua carteira apreendida, tendo que passar por um curso de educação para o trânsito, com orientação sobre segurança e manutenção da qualidade no trânsito.
    

PUBLICADO POR: RODRIGO E PATRICK

Mangá


  O Mangá japonês:

O mangá tem muitas versoẽs em histórias em quadrinhos, como o famoso gibi do Naruto, só que ele tem apenas os desenhos do jeito ''mangá''. Nos desenhos animados tem o ''Dragon Ball Gt'' que faz muito sucesso com as crianças.

-Agora um texto falando ainda mais sobre mangá

O mangá  (''literalmente "história(s) em quadrinhos") é a palavra usada para designar as histórias em quqdrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.


    Você sabia...

- Que o mangá é escrito e lido de trás para frente.

- quatro imagens diferentes de mangá:

 Versão simpsons

Versão normal


Versão Naruto



Versão Dragon Ball Gt



Postado por:Diéssica

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

9° bienal do Mercosul

Sem os armazéns do Cais do Porto, 9ª Bienal do Mercosul muda de endereço Fernando Gomes/Agencia RBS

Dia 08 de novembro, visitaremos a Bienal e a Feira do Livro em Porto Alegre. As exposições serão apresentadas no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), no Santander Cultural, no Memorial do Rio Grande do Sul e na Usina do Gasômetro. Outros espaços receberão atividades paralelas até 10 de novembro.
  
A Bienal do Mercosul  é uma mostra internacional de artes conteporânia que ocorreu em porto alegre, no rio grande do sul, desde 1997. O evento, promovida pela Fundação de Artes Visuais do Mercosul.
 Confira o que haverá na Bienal: 

Usina do Gasômetro
Uma espuma sai ininterruptamente do que parecem ser grandes tubos de ensaio. É a obra Máquina de Bolhas, do filipino David Medalla, autor de uma escultura que está sempre se transformando.  
Memorial do Rio Grande do Sul
É outro espaço que recebe o visitante com uma obra impactante. No chão do Memorial, a mineira Cinthia Marcelle instalou uma espécie de grande tapete enferrujado. O térreo do Mercosul teve as paredes das galerias removidas para receber uma escultura monumental. É Bat Cave, obra criada pelo norte-americano Tony Smith (1912-1980) nos anos 1960 e raramente vista. O térreo do Mercosul teve as paredes das galerias removidas para receber uma escultura monumental. 

 SANTANDER CULTURAL
AO entrar, o visitante é recebido por um conjunto de esculturas da paulista Erika Verzutti. Mas é ao fundo que está a obra mais provocativa e divertida do espaço. Em um grande tanque, uma pasta que parece estar fervendo simula uma lava vulcânica em pleno momento de erupção. o evento se concentra em espaços alternativos ou para onde já levou mostras. 

Patrick e Adilso

MÚSICAS CAMPEIRAS


O gaúcho sabe como ninguém se divertir ao som da gaita e do violão, celebrando suas raízes gaudérias e a beleza deste chão. Musical por natureza, a gente gaúcha sabe como ninguém que o mal se espanta cantando e é dançando que se manda embora a tristeza. Preparamos este guia especial com vídeos, letras, história e fotos das grandes canções do cancioneiro gaúcho.
 Aqui estão nomes de algumas músicas:

  • Cantando nossas raízes
  • Canto Alegretense
  • Castelhana
  • Céu, Sol, Sul, Terra e Cor
  • Cheiro de Galpão
  • Coração de Luto
  • Criado em Galpão
  • Destino de Peão
  • Eu Sou do Sul
  • Fazenda da Viúva   

PUBLICADO POR:RODRIGO






O Tempo e o Vento: O filme

O Tempo e o Vento é um filme brasileiro com estreia em 2013, direção de Jayme Monjardim e com atuação dos atores Thiago Lacerda, Marjorie Estiano, Fernanda Montenegro, Cléo Pires, Mayana Moura, entre outros.
Esta adaptação da trilogia homônima de Erico Veríssimo teve sua principal locação em Bagé.
O filme retrata uma história de 150 anos da família Terra Cambará e da oponente família Amaral. A história de lutas entre as duas famílias começa nas Missões e vai até o final do século XIX. A longa metragem apresenta também o período de formação do estado do Rio Grande Do Sul e a disputa de território entre as coroas Portuguesa e Espanhola.
Ideal para assistir no 20 de setembro.

 Publicado por:Eduarda Souza e Mateus.

Guri de Uruguaiana: Jair Kobe

  
Eu decidi fazer sobre o Guri de uruguaiana porque ele é engraçado, curta os vídeos dele no youtube para você se divertir muito! É a cultura gaúcha sendo representada de uma forma divertida e criativa!


O Guri é de Uruguaiana, mas Jair Kobe, seu criador, é natural de Porto Alegre. Nascido no século passado, no dia 06 de setembro de 1959, Jair casou-se com Silvia Helena dia 05 de abril de 86 e tem duas filhas: Rafaella e Júlia.
É de uma família grande (sete irmãos, todos com J, para comprovar a procedência) e, por incrível que pareça, todos se dão bem. Herdou de seu pai o bom humor e a musicalidade, e de sua mãe a tranqüilidade.
Cursou três faculdades: Análise de Sistemas, na PUC (79/81); Música, na UFRGS (80/82); e Ciências Contábeis, na UFRGS (81/83). Obviamente, não terminou nenhuma delas…

Trajetória

- 76 a 82 – Jair trabalhou em escritório de contabilidade;
- 82 a 86 – Vendeu roupas (que chique) como sacoleiro;
- 86 a 95 – Tornou-se dono da boutique Atmosfera (cansou de ser sacoleiro) e do restaurante Catamarã, em Capão da Canoa, mesmo sem saber cozinhar;
- 1995 – Trabalhou em uma agência publicitária, na qual atendia a clientes e criava até 2001 .
- Realizou e apresentou eventos como “Concurso de Cães”, “Domingo na Praça” e “Concursos de Beleza”.
- 1997 – Tornou-se fotógrafo profissional e cobriu o Festival Internacional de Cães em Milão, na Itália, em 2000;
- 2001 – Depois de passar por tantos trabalhos na vida, Jair descobriu seu talento reprimido ao apresentar o show “Seriamente Cômico”, no Teatro Ipê, ingressando a partir de então na carreira artística. Está na vida de comediante até hoje.





postado por:Cristhian

Indicação de livros

                        Indicação de livros

Vou mostrar abaixo alguns livros que li e que indico para quem gosta e também para quem não gosta de ler, porque esses livros são tão legais que todos gostariam de ler.


* Coleção Diário de um Banana (Jeff Knney)
O diário é escrito por Greg, um garoto que conta os piores e engraçados acontecimentos de sua vida.


*Coleção Querido diário otário (Jim Benton)
Esta menina, Jamie Kelly, também está envolvida em confusoẽs que nos fazem rir muito.

* As mais (Patrícia Barboza)
São adolescentes populares mais cada uma com seu estilo uma desastrada, outra intelectual, uma mais romântica e outra atleta, são as melhores amigas da escola, elas contam por 1 ano todos os acontecimentos de suas vidas (e da vida dos outros).   

Postado por: Diéssica

Revolução Farroupilha

O que é o feriado do 20 de setembro (Dia do gaúcho)? 
A data está relacionada à história do Rio Grande do Sul. Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini.
               

Revolução Farroupilha, também é chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico ( 1835 - 1845), aconteceu no Rio Grande do Sul e configurou-se, na mais longa revolta brasileira. Durou 10 anos e foi liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado, que usou as camadas pobres da população como apoio no processo de luta.

                                   Causas
  A partir de 1821, o governo central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc.
  No início da década de 30, o governo aliou a cobrança de uma taxa abusiva  sobre o charque gaúcho a incentivos para a importação do Prata. 
Ao mesmo tempo aumentou a taxa de importação do sal, insumo básico para a fabricação do produto. Além do mais, se as tropas que lutavam nas guerras eram gaúchas, seus comandantes vinham do centro do país. Tudo isso causou grande revolta na elite rio-grandense.
          
                                        A revolta 
                
     Carga de cavalaria Farroupilha, acervo do Museu Júlio de Castilhos.

  Em 20 de setembro de 1835, os rebeldes tomam Porto Alegre, obrigando o presidente da província, Fernandes Braga, a fugir para Rio Grande. Bento Gonçalves, que planejou o ataque, empossou no cargo o vice, Marciano Ribeiro. O governo imperial nomeou José de Araújo Ribeiro para o lugar de Fernandes Braga, mas este nome não agradou os farroupilhas (o principal objetivo da revolta era a nomeação de um presidente que defendesse os interesses rio-grandenses), e estes decidiram prorrogar o mandato de Marciano Ribeiro até 9 de dezembro. Araújo Ribeiro, então, decidiu partir para Rio Grande e tomou posse no Conselho Municipal da cidade portuária. Bento Manoel, um dos líderes do 20 de setembro, decidiu apoiá-lo e rompeu com os farroupilhas. 
  Em 9 de setembro de 1836, os farrapos, comandados pelo General Netto, impuseram uma violenta derrota ao coronel João da Silva Tavares no Arroio Seival, próximo a Bagé. Empolgados pela grande vitória, os chefes farrapos no local decidiram, em virtude do impasse político em que o conflito havia chegado, pela proclamação da República Rio-Grandense. O movimento passou a ser separatista.

                         
               http://www.sohistoria.com.br/ef2/revolucaofarroupilha/index_clip_image006.jpg
         
Ass:Eduarda Battaglin                                                                 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Desfile Cívico - 7 de Setembro

O desfile em comemoração à Independência do Brasil aconteceu no sábado, dia 07/09. Tanto as escolas como outras instituições importantes do município foram representadas na Avenida João Correa. 
Apesar do intenso calor, a Escola São Carlos contou com a participação de muitos alunos, que contribuíram para um belo desfile. 

Parabéns pela participação!

Confira as fotos:

Prefeita Corinha atende população na Escola São Carlos

Na última segunda-feira, 09/09, a prefeita Corinha Molling esteve em nossa escola para atender a população. Na ocasião, moradores do bairro Amaral Ribeiro foram recebidos e tiveram a oportunidade de solicitar melhorias, principalmente na saúde e moradia. 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Gauchês


Setembro é o mês do gaúcho. É o mês em que se resgata toda a cultura dos pampas. Nessa postagem, vamos falar sobre o linguajar gaúcho,o gauchês.
 A maioria provém do espanhol castelhano e portenho (Uruguay e Argentina)
- aprochegar = aproximar-se, pode chegar;
- atucanado = atrapalhado, cheio de problemas, estressado;
- auto = carro;
-
à toda = em alta velocidade;- atochar ou rasgar = inventar, mentir; 
- bah = Interjeição de surpresa, admiração; 

bagual = cavalo manso que se tornou selvagem ou coisa boa da terra; 
- baita = grande, crescido, coisa imensa, (muito boa ou muito ruim);

- bagulhete ou troço = alguma coisa, um objeto; 

- barbaridade = algo 
muito chocante e violenta , que cause muito impacto; 
- bergamota = tangerina;

bidê = Mesinha de cabeceira.  
- bichado = cheio de feridas, estragado, podre;

- bolicho = Bodega;

- bueno = bom;
- bem capaz = está errado, tu estas viajando, nem morto; 


- borracho = bêbado;
- branquinho = beijinho (doce);
- brigadiano = policial militar (chamado aqui de Brigada militar);

- cacetinho = pão francês; 
- cancha = local para jogar ou mesmo para lida (pode ser cancha de futebol: campo);

- carreteiro = arroz campeiro;
- carpim = meia de homem, fina para sapato;

- chapa = dentadura;
- chavear = trancar com a chave;
- chimas = chimarrão, mate amargo;
- cricri = chato;
- cuecão = ceroula; 

- cuiudo/rabudo = cara de sorte;

- cupincha ou índio véio
= camarada, companheiro, amigo;
- cusco = cachorro, cão pequeno (expressão uruguaya), também pode-se usar guaipeca; 

- defensor = zagueiro, quem se defende;
- entrevero = mistura, desordem, confusão de pessoas, animais ou objetos;

- encarangar = morrendo de frio;

- fatiota = terno;

- folhinha = calendário; 

- findi = final de semana; 

- fuca = fusca;
- gaudério = gaúcho; homem pilchado, com traços da região; 

- guria = menina, moça;
- guapo = valentão, bonito, taita;


- guisado = carne moída;
- lomba = ladeira;- melena = cabelo;
- negrinho = brigadeiro (doce);
- pandorga = papagaio, pipa; 

- pangaré = burro, meio besta;

- parelho = liso, homogêneo;

- patente = vaso sanitário;

- pechada = batida, trombada (entre automóveis).

HINO DO RIO GRANDE DO SUL

Letra: Francisco Pinto da Fontoura
Música: Joaquim José de Mendanha
Harmonia: Antônio Corte Real
Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o Vinte de Setembro
O precursor da Liberdade
Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda a terra
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda a terra