quarta-feira, 12 de junho de 2013

Fotografias históricas

 Muitas imagens têm marcado a história da humanidade, registrando momentos decisivos, que ficam na memória da população por muito tempo. Seguem algumas delas, para você conferir:
    1. Os Beatles atravessando a Abbey Road  
Uma foto famosa que foi histórica feita no dia 08 de agosto de 1969. A fotografia que imortalizou o fotógrafo Escocês, Ain Macmillan foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres. Foram feitas seis fotos. Reza a lenda que o fotógrafo só teve dez minutos para clicar os músculos atravessando a faixa de pedestres da famosa rua Londrina. Lennon teria dito:''Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando para fotos idiotas.'' Mc Cartney aparece de pés descalços na fotografia.

2. Einstein mostrando a língua (1951)
 
Mas nada mais distante da realidade, esta foto foi feita em 14 de Março de 1951 pelo fotógrafo Arthur Sasse, que foi o único que captou o momento, apesar de que Einstein estivesse rodeado de vários fotógrafos.

E foi exatamente a presença de todos estes jornalistas que causou a careta do físico. Ele acabara de ser homenageado por seu aniversário de 72 anos e já estava chateado com tanta gente em sua volta. Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, tomou uma atitude até um pouco infantil; depois de gritar várias vezes: - "Basta já!", irado mostrou a língua com a intenção de estragar as fotos.

Como sabemos, o resultado foi justamente o contrário e a foto feita por Sasse se converteu num grande ícone e provavelmente na foto mais famosa de Albert Einstein. Há que se ter cuidado, a gente nunca sabe com que cara vai passar à posteridade.

3. Menina afegã

Sharbat Gula tinha 12 anos quando foi fotografada durante uma reportagem da “National Geographic” sobre a ocupação soviética no Afeganistão. Se tornou uma das fotografias mais conhecidas do mundo. Em 2002, o fotógrafo Steve McCurry, autor da fotografia, reencontrou Gula, então, com 30 anos, numa região remota do Afeganistão. Ela não tinha a menor ideia do impacto que sua foto causou na civilização ocidental. Fotografia: Steve McCurr

* É possível conhecer outras imagens no site:  http://acervo.revistabula.com/posts/listas/as-10-fotografias-mais-famosas-da-historia

Postado por Eduarda Battaglin

Nenhum comentário:

Postar um comentário