quarta-feira, 3 de outubro de 2012

História do futebol

    Eu escolhi escrever sobre o futebol porque no Brasil ele é o esporte mais praticado e  mais apreciado. É um esporte que exige força muscular, habilidade, treino e rapidez. Ser jogador é o sonho de muitos meninos e meninas, principalmente para serem famosos e ganharem muito dinheiro.
     Apesar de o Brasil ser a terra do futebol, não foi aqui que tudo começou. O próprio nome do esporte vem do inglês football, que significa “pé” (foot) e “bola” (ball). Quem trouxe o futebol para o Brasil foi o paulista Charles Miller, que em 1894 voltava do exterior depois de concluir seus estudos em Southampton, Inglaterra.
    Segundo Jules Rimet, ex-presidente da FIFA e patrocinador da primeira Copa do Mundo de Futebol (disputada no Uruguai em 1930), esse esporte começou no Extremo Oriente por volta de 2300 anos a. C.
     Já no 5º século a.C., integrantes do exército chinês treinavam jogando tshu chu que envolvia o uso de uma bola de couro seco disputada por dois grupos de oito soldados. Um grupo teria de roubar a bola do outro sem deixa-la cair. Para isso, valia tudo, até violência. Tanto os pés, quanto as mãos podiam ser usados. O gol surgia quando alguém passava a bola por cima de um fio esticado entre duas estacas.
      Ainda na China, se um sentinela fosse apanhado dormindo, ele recebia como castigo passar uma noite inteira correndo e fazendo a bola girar com os pés. Se perdesse o controle da bola, morreria no dia seguinte.
     Mais tarde, na Grécia e em Roma, surgiram os jogos de epuskiros e harpastum, que pareciam uma estranha mistura de handebol, futebol, e rugby. No período medieval, os ingleses jogavam usando cabeça de guerreiros vikings como bola. A partida só terminava quando a cabeça estivesse bem estragada.
     Enquanto isso, na América os maias também praticavam um esporte que utilizava uma bola maciça com mais de 3 kg e com grande poder de rebote. Seu objetivo era jogar para apreciação dos deuses.
      

   Em 1868, as regras do esporte começaram a ser consolidadas até assumirem a forma que conhecemos hoje. 


Algumas informações foram retiradas do site http://www.jornalocampeao.com 

Publicado por Cristhian - 522

Nenhum comentário:

Postar um comentário